QUANTO “CUSTA” UMA BRIGA SOCIETÁRIA?

Brigas societárias, fora da Justiça, na Justiça ou em Juízo arbitral, podem provocar a degradação do negócio e o “derretimento” do ativo empresarial. Assim, em última análise, o conflito societário pode custar o próprio negócio!

 

A desarmonia entre sócios é fator relevante de corrosão de valor do empreendimento e, no mais das vezes, afugenta investidores e retira a sociedade do radar para operações de M&A.

 

Grande parte das disputas judiciais envolvendo sócios de sociedades de controle familiar e demais pessoas jurídicas de capital fechado decorrem da ausência de instrumentos de governança, essenciais para a mitigação/resolução de assimetrias, diferenças e desinteligência entre sócios de um ou mais núcleos familiares.

 

Entenda como acordos de sócios e demais instrumentos de governança podem servir ao propósito de evitar ou mitigar conflitos societários.

 

O acordo de sócios/acionistas é a ferramenta mais eficaz para o tratamento “profilático” de temas sensíveis, como gestão, distribuição de resultados e reinvestimentos, diluição de participação, sucessão pessoal e empresarial, retirada/saída/exclusão de sócios, outorga de opções de venda e de compra de participação, controles internos e contratação de consultorias especializadas, auditorias prévias e M&A.

 

Saiba mais. Fale conosco

 

Acesse o workshop Prime & PDP – “Da concepção ao M&A: Estou pronto para decisões estratégicas?” https://prime.empresadefamilia.com.br/events/da-concepcao-ao-ma-estou-pronto-para-decisoes-estrategicas/