PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO, PATRIMONIAL E TRIBUTÁRIO

Dá-se o nome de planejamento sucessório ao conjunto de medidas – sempre sugeridas e implementadas no caso-a-caso – visando ao mais racional manejo da transmissão de patrimônio (da geração presente para as futuras), de modo a assegurar a sua preservação (e quiçá multiplicação) ao longo do tempo.
Aliado ao planejamento patrimonial e tributário, o planejamento sucessório trabalha com o conceito de “avoided cost” (custo evitado), em acepção ampla, dado que neutraliza ou mitiga disputas familiares (que invariavelmente provocam a dilapidação de patrimônio), além de gerar economias tributárias significativas.
Sucessão Empresarial
No plano dos negócios, a sucessão empresarial – em boa medida interconectada com interesses pessoais dos titulares de patrimônio (investimento de capital) – demanda consultoria e assessoria legal especializada.
As questões atinentes à sucessão empresarial convidam à construção e aplicação de regras de governança, não raro a constituição de um “conselho de família”, dentre outras possibilidades e ferramentas de gestão.
PDP tem larga experiência em tais matérias, trabalhando em cooperação com “Family Offices” e assessores financeiros para os planejamentos mais eficientes e seguros.